Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Nuclear Experimental

A Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Nuclear Experimental, que acontece de 03 a 14 de Fevereiro de 2020 no IPEN, é um evento organizado pela SBF (Sociedade Brasileira de Física) que ocorre a cada dois anos desde 1984 e tem como objetivo propiciar aos alunos de pós-graduação e jovens doutores um contato com os aspectos mais excitantes da Física Nuclear Experimental.

A Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Nuclear Experimental é um evento organizado pela SBF (Sociedade Brasileira de Física) que ocorre a cada dois anos desde 1984 e tem como objetivo propiciar aos alunos de pós-graduação e jovens doutores um contato com os aspectos mais excitantes da Física Nuclear Experimental, que envolvem desde o planejamento de uma experiência até a sua execução e interpretação dos resultados. O IPEN, como uma das maiores instituições com aplicações em Física Nuclear do país, já sediou esta escola algumas vezes, a última delas em 2006, sempre com ênfase na física de nêutrons e correlatas.

Entre de 03 a 14 de Fevereiro de 2020, O IPEN sediará a XXI Escola de Verão de Física Nuclear Experimental Jorge André Swieca de Física Nuclear Experimental, desenvolvendo experimentos em seus dois reatores nucleares (MB-01, de 100W, e IEA-R1, de 5MW). Os experimentos abrangerão os seguintes tópicos:

- Detecção de nêutrons;
- Determinação de fluxo neutrônico;
- Análise por ativação neutrônica;
- Radiografia com nêutrons;
- Espalhamento de nêutrons;
- Difração de nêutrons;
- Interações hiperfinas;
- Uso de nêutrons ligado à área da saúde.

Comitê Organizador:

Dr. Guilherme Soares Zahn (IPEN-CNEN/SP)
Dr. Paulo Sergio Cardoso da Silva (IPEN-CNEN/SP)
Dr. Cristiano Oliveira (IFUSP)