Notícias

Notícias do site

Aparecimento natural de efeitos de memória em sólidos é um tópico fascinante que foi sistematicamente analisado neste artigo com participação de alunos do PPGF

O aparecimento natural de efeitos de memória em sólidos é um tópico fascinante que foi sistematicamente analisado neste artigo: "Temperature, detriment or advantage for memory emergence: the case of ZnO" https://doi.org/10.1063/5.0097470 Resultado da comunhão de teoria e experimento e a contribuição dos alunos do programa de Pós-graduação em Física da UFSCar: Aline Bastos de Paiva e Rafael Schio Wengenroth Silva e colaboradores.

Artigo de autoria do Pós-doutorando vinculado ao Departamento de Física é publicado na Physical Review Letters

Artigo de autoria do Pós-doutorando vinculado ao Departamento de Física é publicado na Physical Review Letters. Nesse artigo, Dr. Alan Costa dos Santos, em colaboração com Kasper Poulsen e o Prof. Dr. Nikolaj T. Zinner (pesquisadores Dinamarqueses da Universidade de Äarhus), propõe um novo tipo de dispositivo quântico chamado Ponte de Wheatstone Quântica, uma versão quântica da Ponte de Wheatstone, um dispositivo clássico usado em circuitos elétricos para determinação de resistências desconhecidas. Link para o artigo: https://link.aps.org/doi/10.1103/PhysRevLett.128.240401

O artigo, Light-induced halide segregation in perovskites with wrinkled morphology, de colaboração envolvendo o aluno Caique Serati de Brito, foi publicado na revista " Journal of Energy Chemistry" (fator de impacto 9.676)

O aluno de Doutorado do PPG-UFSCar Caique Serati  de Brito, orientado da Profa. Dra. Yara Galvão Gobato, foi responsável por realizar um estudo sistemático micro-fotoluminescência em função da posição com alta resolução espacial em diversos filmes de perovskitas de haletos mistos. O artigo, Light-induced halide segregation in perovskites with wrinkled morphology, de colaboração envolvendo o referido aluno, foi publicado na revista " Journal of Energy Chemistry" (fator de impacto 9.676) ( link da publicação abaixo)

Publicação de artigos de Alunos do PPGF

Recentemente foi publicado o artigo Spin-dependent analysis of homogeneous and inhomogeneous exciton decoherence in magnetic Fields no periódico Phys. Rev. B (10.1103/PhysRevB.105.045414) de autoria do doutorando do PPGF Vanderli Laurindo Jr., orientado pelo Prof. Marcio Daldin.

Trabalho de tese da aluna Gabriela Augusta Prando sobre efeitos excitônicos e de vale de materiais bidimensionais (2D) é publicado na revista Phys. Rev. Appl (2021).

Trabalho de tese da aluna Gabriela Augusta Prando orientada pela Profa Yara Galvão Gobato sobre propriedades óticas e magneto-óticas em altos campos magnéticos (até 30T) em materiais 2Ds foi publicado recentemente na revista Physical Review Applied (https://journals.aps.org/prapplied/abstract/10.1103/PhysRevApplied.16.064055).

Premiação do aluno de doutorado Davi Chaves do Programa de Pós-graduação em Física

Durante o XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), que ocorreu de forma virtual entre os dias 30 de agosto e 03 de Setembro de 2021, o estudante de doutorado Davi Chaves foi agraciado com duas premiações: o Bernhard Gross Award, concedido pela SBPMat em reconhecimento à melhor apresentação oral dentre as feitas por estudantes no simpósio “Magnetic and Superconducting Materials: a Symposium in honor of Sergio Machado Rezende”, e o RSC Joint Journals Prize, concedido pela Royal Society of Chemistry (Reino Unido) em reconhecimento a um dos melhores trabalhos apresentados por estudantes no evento. Davi é bolsista de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSCar e é orientado pelos Professores Wilson Ortiz e Maycon Motta, do Grupo de Supercondutividade e Magnetismo do Departamento de Física da UFSCar.

Trabalho de doutorado do PPGF recebe Menção Honrosa da SBF

O trabalho de doutorado de Flávia Regina Estrada, defendido em nosso programa, com o título "Técnicas de difração de elétrons e de caracterizações elétricas e térmicas combinadas para análise de transformações de simetria em estruturas perovskitas distorcidas: caso de soluções sólidas (Pb1-xCax)TiO3", concorreu ao Prêmio SBF de Teses e foi agraciado com Menção Honrosa pela Comissão de Matéria Condensada e Materiais O resultado foi divulgado em 29 de junho de 2020. O PPGF cumprimenta Flávia Estrada e sua orientadora Ducinei Garcia pela conquista do prêmio. Link de divulgação do Prêmio SBF de Teses: <http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/premiacoes-da-sbf/j-leite-lopes/1119-premios-sbf-de-tese-de-doutorado-2017-2018>

Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Nuclear Experimenta

A Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Nuclear Experimental, que acontece de 03 a 14 de Fevereiro de 2020 no IPEN, é um evento organizado pela SBF (Sociedade Brasileira de Física) que ocorre a cada dois anos desde 1984 e tem como objetivo propiciar aos alunos de pós-graduação e jovens doutores um contato com os aspectos mais excitantes da Física Nuclear Experimental.

Pesquisa desenvolvida no Grupo de Materiais Funcionais Avançados (MAFA) do DF-UFSCar é publicada na revista Nature Scientific Reports.

O trabalho "Unveiling the high-temperature dielectric response of Bi0.5Na0.5TiO3", publicado em 10 de Novembro de 2020 na Scientific Reports é resultado das pesquisas dos docentes do DF-UFSCar, Michel Venet Zambrano e Paulo Sergio da Silva Jr, e resultado da tese de doutorado de Julio Cesar Camilo Albornoz Diaz egresso do PPGF-UFSCar. Diaz, J.C.C.A., M’Peko, J., Venet, M. and Silva Jr, P.S. Unveiling the high-temperature dielectric response of Bi0.5Na0.5TiO3. Sci Rep 10, 19491 (2020). https://doi.org/10.1038/s41598-020-75859-z

Pesquisa desenvolvida no DF/CCET/UFSCar, em cooperação com grupo francês, sobre sensores de compostos orgânicos voláteis (VOCs)

Os professores Luís Fernando da Silva (DF) e Waldir Avansi Jr, (PPGF), a ex- pós-doutoranda Dra. Ariadne Cristina Catto (PPGF/UFSCar) e o discente João Victor de Palma (graduando do Departamento de Física/UFSCar) publicaram em uma prestigiada revista os resultados da pesquisa desenvolvida em colaboração com pesquisadores do Institut Matériaux Microeléctronique Nanoscience de Provence (França), onde apresentaram o potencial da aplicação de cristais de hematita na detecção de pequenas concentrações de gases BTEX, (a partir de 3 ppb – partes por bilhão).

Trabalho relacionado ao Mestrado da aluna Camila Ianhez Pereira do Santos é publicado na revista Scripta Materialia

Trabalho da aluna Camila Ianhez Pereira do Santos é publicado na revista Scripta Materialia (https://doi.org/10.1016/j.scriptamat.2020.10.013). Este artigo é resultado direto do seu mestrado, defendido no fim do ano passado e que foi aceito sem correções pelo corpo editorial, com a seguinte referencia do editor: “ The Processing Editor has made the following comments to your manuscript:. Good work showing the effect of precursor dilution on structure/properties of spray pyrolysis processed Er-doped ZnO thin films. Specially notable is tuning of emission linewidth and the quality of the c- ZnO thin films. Good work that relates synthesis and structural properties for WDM technology.”

Trabalho de doutorado do PPGF recebe Menção Honrosa da SBF

O trabalho de doutorado de Flávia Regina Estrada, defendido em nosso programa, com o título "Técnicas de difração de elétrons e de caracterizações elétricas e térmicas combinadas para análise de transformações de simetria em estruturas perovskitas distorcidas: caso de soluções sólidas (Pb1-xCax)TiO3", concorreu ao Prêmio SBF de Teses e foi agraciado com Menção Honrosa pela Comissão de Matéria Condensada e Materiais O resultado foi divulgado em 29 de junho de 2020. O PPGF cumprimenta Flávia Estrada e sua orientadora Ducinei Garcia pela conquista do prêmio.

Professor da University of Richmond irá visitar o DF-UFSCar

Prof. Ovidiu Lipan da University of Richmond foi concedido uma bolsa Fulbright para visitar o DF-UFSCar para um período de 4 meses em 2021. Ele irá desenvolver um projeto sobre transições de fase topológicas em rede estocásticas, junto com o grupo do Prof. Dr. Victor Lopez-Richard

Empresa com apoio PIPE-FAPESP desenvolve sensor para detecção rápida de microrganismos em hospitais

Gabriela Byzynski, pesquisadora e cofundadora da startup NanoChemTech Solutions, em parceria com o pesquisador Filippo Ghiglieno, do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), depositou patente de invenção intitulada “Leitor e sensor de microrganismos baseados em alterações de propriedades eletromagnéticas de etiqueta RFID”, capaz de identificar doenças bacterianas ao redor de pacientes hospitalizados.

Alterações no Edital EUF 2020.1

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ocorreram alterações do edital anteriormente estabelecimento de normas para o Exame Unificado de Pós-Graduações em Física– EUF 1-2020, O edital pode ser acessado no site do EUF.

Portarias de Distribuição de Bolsas e Auxílios - 2020

PORTARIA Nº 19, DE 20 FEVEREIRO DE 2020 - Dispõe sobre os critérios para distribuição de bolsas e auxílios para pagamento de taxas escolares no âmbito do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), referente ao período de março de 2020 a fevereiro de 2021, e dá outras providências. PORTARIA Nº 20, DE 20 FEVEREIRO DE 2020 - Dispõe sobre os critérios para distribuição de bolsas no âmbito do Programa de Demanda Social (DS), referente ao período de março de 2020 a fevereiro de 2021, e dá outras providências.

EUF- Exame Unificado de Pós-Graduações em Física – EUF 1-2020

O Programa de Pós Graduação em Física da UFSCar é um participantes do Exame Unificado de Ingresso nas Pós-Graduações em Física (EUF). O desempenho do candidato no EUF será considerado no processo seletivo e na atribuição de bolsas de estudo. Este ano as inscrições vão de 20 de janeiro a 16 de fevereiro e as provas serão aplicadas em 31 de março e 1 de abril.

Internacionalização do Programa de pós-graduação em Física-UFSCAR

Tese de doutorado do aluno Marcelo Rizzo Piton orientada pelos professores Yara Galvão Gobato (UFSCAR) e Mircea Guina (TUT-Finlandia) e co-orientada pelo Prof Helder Vinicius Avanço Galeti ( Depto de Engenharia Elétrica Ufscar) e Dr. Teemu Hakkarainen (TUT-Finlândia) defendida no dia 5 de dezembro de 2019, fez parte de um acordo de dupla diplomação UFSCAR-Brasil e Tampere University of Technology (TUT)-Finlândia

Palestra do PPGF com o Prof. Dr. Fabian Hartmann

Título da palestra: Mid-Infrared Photodetectors based on Resonant Tunneling Diodes and Interband Cascade Structures Palestrante: Fabian Hartmann/ Technische Physik, Physikalisches Institut and Röntgen Center for Complex Material Systems (RCCM), Universität Würzburg, Am Hubland, D-97074 Würzburg, Germany. A palestra acontece na quarta-feira 27 de novembro ás 16h30 na Sala de Seminários Jorge André Swieca (nova), no departamento de física.

Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Nuclear Experimental

A Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Nuclear Experimental, que acontece de 03 a 14 de Fevereiro de 2020 no IPEN, é um evento organizado pela SBF (Sociedade Brasileira de Física) que ocorre a cada dois anos desde 1984 e tem como objetivo propiciar aos alunos de pós-graduação e jovens doutores um contato com os aspectos mais excitantes da Física Nuclear Experimental.

Workshop do PPGF na XV SeFis

No dia 6 de setembro de 2019, no Auditório do CCET/UFSCar, a partir das 14 horas acontecerá o Workshop dp Programa de Pós-Graduação em Física- PPGF- na XV Semana da Física -SEFIS.