Laboratórios

Uma ala de aproximadamente 300 metros quadrados, dotada de gabinetes, é destinada aos estudantes do PPG-F, havendo ainda nessa área uma ampla sala para aulas e seminários, e duas salas para aulas e reuniões. Todos os pós-graduandos dispõem de salas apropriadas ao desenvolvimento de suas atividades de pesquisa.

Laboratórios de Pesquisa em Física Experimental

Os grupos de pesquisa que fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Física têm permanentemente recebido recursos de agências de fomento – estadual e federais – para a execução de projetos de pesquisa. Naturalmente aqueles com ênfase em trabalhos experimentais receberam os maiores montantes, em vista dos custos elevados de insumos, equipamentos e sua manutenção. Esses recursos permitem aos grupos manter atividades altamente produtivas em investigações científicas de fronteira e formação de recursos humanos. Praticamente todos os projetos são desenvolvidos com a participação de estudantes de Iniciação Científica e Pós-Graduandos. Paralelamente, o espaço físico do Departamento de Física foi ampliado em cerca de 70% com recursos de um projeto FINEP, no Programa CT-Infra3/2002/ e que foi concluído em 2008. Essa expansão do espaço físico atendeu às demandas históricas dos Grupos de Pesquisa Teórica e liberou área para a expansão dos laboratórios dos grupos experimentais, que vem ocorrendo gradualmente nos últimos anos. Recentemente um novo projeto CT-Infra da FINEP foi aprovado, com recursos para uma expansão adicional de 1.000 m2, inteiramente destinados a laboratórios de pesquisa, obra que deveria ter sido licitada em 2014, mas que, por falta de liberação de recursos pela FINEP, teve seu início adiado por anos sucessivos. A licitação foi concluída no final de 2016 e a construção terá início em janeiro de 2017. A área desse novo prédio será destinada prioritariamente a abrigar novos laboratórios de pesquisa de docentes contratados mais recentemente pelo Departamento de Física que tenham projetos em Física Experimental financiados pelas agências de fomento.

Pesquisa em Física Teórica

Os docentes que atuam em Física Teórica ocupam um prédio com cerca de 800 m2 de área construída, com salas de professores, pós-doutorandos, professores visitantes, sala de seminários dos grupos e o Laboratório de Física Computacional, citado logo a seguir. A contratação recente de docentes teóricos pelo Departamento de Física - embora em menor número em comparação com novos docentes experimentais - também vai requerer uma nova expansão física para melhor acomodar a todos, de modo que possam dispor de espaço e instalações adequadas ao desenvolvimento de seus trabalhos.