Artigo dos pesquisadores Romain Bachelard e André Cidrim - PPGF/CCET/UFSCAR -publicado na Physical Review Letters é destaque na SBF
O paper “Coherent Control of Photon Correlations in Trapped Ion Crystals” de Romain Bachelard e André Cidrim do PPGF/CCET/UFSCar foi publicado recentemente na revista Physical Review Letters, em colaboração com o grupo experimental do pesquisador Lukáš Slodička (Universidade de Palacký, Olomouc, República Tcheca).
O trabalho mostra que é possível controlar as correlações entre fótons emitidos por íons aprisionados, mesmo quando estes emissores de luz não estão correlacionados entre si (ou seja, encontram-se em um estado quântico separável). O controle da estatística de fótons se dá por meio competição entre a componente da luz espalhada de forma coerente e a emissão espontânea, permitindo ajustar as medidas de coincidência de fótons, quando chegam ao mesmo tempo em um fotodetector (i.e., a correlação de segunda ordem da luz) de “antibunching” a “superbunching”. Esse tipo de manipulação tem relevância fundamental para a óptica quântica e aplicações em tecnologias de informação quântica.
A pesquisa foi destaque no site da Sociedade Brasileira de Física (SBF) em uma matéria que aborda em mais detalhes os resultados e inclui uma entrevista com os pesquisadores.
Segue o link da matéria e do artigo:
https://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/noticias/204-destaques/20338-um-controle-quase-magico-da-luz
https://doi.org/10.1103/PhysRevLett.134.203602