Pesquisa desenvolvida no DF/CCET/UFSCar, em cooperação com grupo francês, sobre sensores de compostos orgânicos voláteis (VOCs)

Os professores Luís Fernando da Silva (DF) e Waldir Avansi Jr, (PPGF), a ex- pós-doutoranda Dra. Ariadne Cristina Catto (PPGF/UFSCar) e o discente João Victor de Palma (graduando do Departamento de Física/UFSCar) publicaram em uma prestigiada revista os resultados da pesquisa desenvolvida em colaboração com pesquisadores do Institut Matériaux Microeléctronique Nanoscience de Provence (França), onde apresentaram o potencial da aplicação de cristais de hematita na detecção de pequenas concentrações de gases BTEX, (a partir de 3 ppb – partes por bilhão).

Pesquisa desenvolvida no Departamento de Física da UFSCar, em cooperação com grupo francês, sobre sensores de compostos orgânicos voláteis (VOCs)

O desenvolvimento das atividades industriais e agrícolas, principalmente nos países em desenvolvimento, tem implicado no aumento de gases nocivos liberados na atmosfera. A presença desses gases pode causar efeitos adversos com grande impacto ambiental e na vida humana. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a poluição do ar tem sido responsável pela morte de aproximadamente 7 milhões de pessoas em todo o mundo por ano. Ressalta-se que, níveis adequados de poluição do ar proporcionariam melhores condições de saúde à humanidade e consequentemente, uma menor demanda por internações hospitalares. Entre os gases nocivos a serem detectados, os gases BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno, e os três isômeros de Xileno) pertencem ao grupo de VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis – Volatile Organic Compounds) aromáticos. Em nosso cotidiano, as principais fontes de emissões de gases BTEX são postos de gasolina, tráfego de veículos, além de alguns outros produtos, como tintas, solventes, ceras, pesticidas, entre outros.

Recentemente, os professores Luís Fernando da Silva e Waldir Avansi Jr, a ex- pós-doutoranda Dra. Ariadne Cristina Catto (PPGF/UFSCar) e o discente João Victor de Palma (graduando do departamento de física/UFSCar) publicaram em uma prestigiada revista da área resultados da pesquisa desenvolvida em colaboração com pesquisadores do Institut Matériaux Microeléctronique Nanoscience de Provence (França), onde apresentaram o potencial da aplicação de cristais de hematita na detecção de pequenas concentrações de gases BTEX, (a partir de 3 ppb – partes por bilhão).

Os resultados parciais desta pesquisa, conduzida na Université Aix-Marseille (França) e no Departamento de Física da UFSCar, com financiamento da FAPESP foram apresentados na conferência MRS Fall Meeting em Boston-EUA, e recentemente publicados na revista Sensors and Actuators B. Maiores informações:

“BTEX Gas Sensor Based on Hematite Microrhombuses”. Autores: Luís F. da Silva, Ariadne C. Catto, Sandrine Bernardini, Tomas Fiorido, João V. N. de Palma, Waldir Avansi Jr, Khalifa Aguir, Marc Bendahan. Sensors & Actuators: B. Chemical 326 (2021)128817.