Colóquio PPGF

• Colóquio PPGF
  • 2022-03-17T10:30:00-03:00
  • 2022-03-17T12:00:00-03:00
  • Na próxima quinta-feira, 17 de março, a palestrante será a Arlene Cristina Aguilar do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia (DRCC) doInstituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) - Unicamp. O evento online terá início às 10h30 e poderá ser acompanhado pelo Google Meet pelo link (presença obrigatória para alunos inscritos na disciplina Seminários de Física.) LINK: https://meet.google.com/bnb-ikcx-ivn Título: QCD e seu papel na origem da massa do universo visível Palestrante: Arlene Cristina Aguilar Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia (DRCC) Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) - Unicamp
  • Quando 17/03/2022 de 10h30 para 12h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Adicionar evento ao calendário iCal
Na próxima quinta-feira,  17 de março, a  palestrante  será a  Arlene Cristina Aguilar  do  Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia (DRCC) doInstituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) - Unicamp. O evento online terá início às 10h30 e poderá ser acompanhado pelo Google Meet pelo link  (presença obrigatória para alunos inscritos na disciplina Seminários de Física.)
Título: QCD e seu papel na origem da massa do universo visível

Palestrante: Arlene Cristina Aguilar

Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia (DRCC)

Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) - Unicamp

Um dos grandes desafios da da Cromodinâmica Quântica (QCD) é entender como as propriedades física  dos hádrons (prótons, nêutrons, píons) podem ser descritas utilizando os campos que descrevem os graus de liberdade fundamentais desta teoria: quarks, gluons e ghosts.   Descrever  a formação de hádrons, nos força inevitavelmente a encarar alguns  dos  fenômenos físicos  mais desafiadores da física atual como  o confinamento e a  quebra da simetria quiral  e sua posterior geração de massa dinâmica para os quarks.   Estes fenômenos são intrinsecamente de natureza não-perturbativa e requerem ferramentas especiais para serem atacados. Neste colóquio, vou  apresentar qual é o  status atual  do  nosso conhecimento sobre  o comportamento não-perturbativo das funções de Green que descrevem estes  graus de liberdade fundamentais  da QCD.  Uma atenção especial será dedicada ao mecanismo de  geração de massa dinâmica dos quarks e  gluons,  que são responsáveis por explicar  98% da massa visível do nosso  Universo.