Aparecimento natural de efeitos de memória em sólidos é um tópico fascinante que foi sistematicamente analisado neste artigo com participação de alunos do PPGF

O aparecimento natural de efeitos de memória em sólidos é um tópico fascinante que foi sistematicamente analisado neste artigo: "Temperature, detriment or advantage for memory emergence: the case of ZnO" https://doi.org/10.1063/5.0097470 Resultado da comunhão de teoria e experimento e a contribuição dos alunos do programa de Pós-graduação em Física da UFSCar: Aline Bastos de Paiva e Rafael Schio Wengenroth Silva e colaboradores.
"Temperature, detriment or advantage for memory emergence: the case of ZnO"
Resultado da comunhão de teoria e experimento e a contribuição dos alunos do programa de Pós-graduação em Física da UFSCar:
 Aline Bastos de Paiva e  Rafael Schio Wengenroth Silva e colaboradores.
O problema foi aplicado ao transporte lateral em ZnO reduzindo-o a seus ingredientes básicos. Esses mecanismos de memória têm sido raramente relatados na literatura e o artigo lança luz, tanto experimental quanto teoricamente, sobre a resposta memristiva que pode ser sintonizada em filmes de ZnO. A caracterização estrutural, óptica e de transporte permite vincular de forma inequívoca os efeitos observados à geração de carga fora de equilíbrio dentro de cristalitos, uniformemente distribuídos pela estrutura.