Artigo de autoria do Pós-doutorando vinculado ao Departamento de Física é publicado na Physical Review Letters. Nesse artigo, Dr. Alan Costa dos Santos, em colaboração com Kasper Poulsen e o Prof. Dr. Nikolaj T. Zinner (pesquisadores Dinamarqueses da Universidade de Äarhus), propõe um novo tipo de dispositivo quântico chamado Ponte de Wheatstone Quântica, uma versão quântica da Ponte de Wheatstone, um dispositivo clássico usado em circuitos elétricos para determinação de resistências desconhecidas. Link para o artigo: https://link.aps.org/doi/10.1103/PhysRevLett.128.240401

Artigo de autoria do Pós-doutorando vinculado ao Departamento de Física é publicado na Physical Review Letters. Nesse artigo, Dr. Alan Costa dos Santos, em colaboração com Kasper Poulsen e o Prof. Dr. Nikolaj T. Zinner (pesquisadores Dinamarqueses da Universidade de Äarhus), propõe um novo tipo de dispositivo quântico chamado Ponte de Wheatstone Quântica, uma versão quântica da Ponte de Wheatstone, um dispositivo clássico usado em circuitos elétricos para determinação de resistências desconhecidas.

O dispositivo quântico é composto por uma cadeia de spins que explora efeitos quânticos para determinar forças de interações desconhecidas no sistema, usando-se um acoplamento controlável (exatamente como as resistências na ponte de Wheatstone). A alta precisão do sispositivo é explicada por uma queda na população de um dos estado de Bell (estados quânticos maximamente emaranhados), como resultado de uma interferência destrutiva que acontece quanto acoplamento controlável se aproxima do acoplamento desconhecido. Como um ingrediente a mais, mostrou-se que o uso do dispositivo não está vinculado à nossa capacidade de conhecer o estado quântico do sistema, que poderia levar à destruição da eficiência do dispositivo devido à medidas sobre o estado do sistema. Os resultados publicados são genéricos no sentido de que várias das atuais plataformas quânticas de última geração podem ser usadas como meio de realização. A ponte quântica de Wheatstone pode, assim, encontrar uso em campos como sensoriamento e metrologia usando dispositivos quânticos de poucos corpos.

Alan Santos exerce atividades no Programa de Pós-graduação em Física da UFSCar como co-orientador de alguns alunos em colaboração com os Profs. Dr. Celso Jorge Villas-Bôas e Dr. Romain Pierre Bachelard, pesquisadores da UFSCar. Atualmente, Alan Santos encontra-se em seu estágio de Pós-Doutoramento na Universidade de Estocolmo, sob supervisão do Prof. Dr. Romain Bachelard, pesquisador da UFSCar, e do Prof. Dr. Markus Hennrich, da Universidade de Estocolmo.