O artigo, Light-induced halide segregation in perovskites with wrinkled morphology, de colaboração envolvendo o aluno Caique Serati de Brito, foi publicado na revista " Journal of Energy Chemistry" (fator de impacto 9.676)

O aluno de Doutorado do PPG-UFSCar Caique Serati  de Brito, orientado da Profa. Dra. Yara Galvão Gobato, foi responsável por realizar um estudo sistemático micro-fotoluminescência em função da posição com alta resolução espacial em diversos filmes de perovskitas de haletos mistos. O artigo, Light-induced halide segregation in perovskites with wrinkled morphology, de colaboração envolvendo o referido aluno, foi publicado na revista " Journal of Energy Chemistry" (fator de impacto 9.676) ( link da publicação abaixo)

Perovskitas são uma classe de materiais que prometem revolucionar a área de energia fotovoltaica como materiais alternativos para uso em células solares que são atualmente  baseadas em silício.  De forma geral,  tais materiais são  sistemas promissores para fornecer maiores valores de conversão de energia, menor custo e uma grande diversidade. No entanto, um dos desafios a ser superado para a aplicação em larga escala é o aumento da estabilidade desses materiais, que atualmente perdem eficiência rapidamente na conversão de energia solar em energia elétrica quando expostos a condições ambientais como a própria luz do Sol e a umidade. Neste trabalho, realizamos um estudo detalhado das propriedades óticas de filmes de perovskitas de haletos mistos.  Foi observado que o Cs e Br influenciam consideravelmente a morfologia de rugas usualmente observadas nessas amostras. Após a iluminação do material, observamos que o iodeto migra para as colinas, região formada sob menor estresse mecânico, gerando uma fase mais rica em iodeto. Em particular, evidenciamos que a segregação de haletos ocorre favorecendo uma fase mais rica em iodo na colina da ruga do que no vale, o que é observado por meio de medidas de micro-fotoluminescência. Esta fase rica em iodo é suportada por medidas de elipsometria que permite explorar a polarizabilidade do meio. Finalmente, o estudo realizado sobre  efeitos da segregação de haletos induzida pela luz em uma superfície enrugada contribui consideravelmente para aprofundar nossa compreensão da estabilidade de filmes de perovskita de haletos mistos.