Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro

Estão abertas até 15/12/2019 as inscrições para a segunda edição do Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro para pesquisadores com reconhecida contribuição ao longo de sua carreira para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil.

Estão abertas até 15/12/2019 as inscrições para a segunda edição do Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro para pesquisadores com reconhecida contribuição ao longo de sua carreira para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil. Poderão concorrer pesquisadores brasileiros ou estrangeiros com pelo menos 20 anos de atuação profissional em universidades ou centros de pesquisa no Brasil.

Descobridor do efeito termodielétrico em 1944, Joaquim da Costa Ribeiro foi um dos pioneiros da Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil. Foi um dos fundadores do CNPq e seu primeiro diretor científico.

O prêmio será concedido anualmente e entregue em sessão especial a ser realizada no Encontro de Outono da SBF (EOSBF). O regulamento do prêmio pode ser consultado em http://www.sbfisica.org.br/v1/home/images/premiacoes/RegulamentoPremioJCR.pdf.

As indicações das candidaturas ao prêmio podem ser feitas por qualquer sócio ou grupo de sócios da SBF e devem ser encaminhadas exclusivamente por meio eletrônico (premiojcr@sbfisica.org.br) à Comissão de Área Física da Matéria Condensada e Materiais da SBF contendo os seguintes documentos (ambos em inglês): i) CV do candidato e ii) um texto descrevendo a contribuição do candidato para a Física da Matéria Condensada e Materiais.

"Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro para Física da Matéria Condensada e de Materiais (2019)":

Prof. Sérgio Mascarenhas - Instituto de Física de São Carlos - USP-São Carlos