Trabalho de tese da aluna Gabriela Augusta Prando orientada pela Profa. Dra. Yara Galvão Gobato foi publicado na revista Nanoscale

Trabalho de tese de aluna do PPGF com colaboração internacional propõem o uso do talco como material dielétrico 2D alternativo para uso em heteroestruturas/dispositivos baseados em monocamadas de dicalcogenetos de metais de transição.

Trabalho de  tese  de aluna  do PPGF  com colaboração internacional propõem o uso do  talco como material dielétrico 2D  alternativo para uso em heteroestruturas/dispositivos baseados em monocamadas de  dicalcogenetos de metais de transição.

Trabalho de tese da aluna Gabriela Augusta Prando orientada pela Profa Yara Galvão Gobato sobre propriedades óticas e elétricas de materiais/dispositivos baseados em monocamadas de dicalcogenetos de metais de transição sobre talco foi  publicado na revista Nanoscale (https://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2021/nr/d1nr04723j). Neste trabalho, foi proposto o uso de poucas camadas de um cristal natural de talco (óxido 2D) para isolar monocamadas de dicalcogenetos de metais de transição (TMD)  de substratos de SiO2. Foi demonstrado que as amostras de monocamada de WS2/talco  apresentam excelente qualidade ótica permitindo a observação de diversos complexos excitônicos  incluindo “ dark trions” e réplicas de fônons  de “ dark trions”. Além disso, foi observado que os transistors baseados em diversos materiais  TMDs/talco  possuem uma  pequena histerese que depende muito pouco da taxa de varredura e  apresentam corrente de fuga insignificante. De forma geral, o trabalho realizado  evidencia que o talco cristalino é um dielétrico 2D alternativo promissor para obtenção de heteroestruturas/dispositivos 2Ds  de alta qualidade tanto para trabalhos de física fundamental como para possíveis aplicações em optoeletrônica.  O trabalho foi realizado em colaboração com a pesquisadora Dra. Ingrid Barcelos do LNLS  e conta com colaborações internacionais com Dr. Freddie Withers e seu aluno Darren Nutting da “University of Exeter (U.K)” e  dos Profs Peter C. M. Christianen e   Uli Zeitler e a aluna Marion Severijnen da “Radboud University ( Netherlands)”.