Trabalho de tese da aluna Gabriela Augusta Prando sobre efeitos excitônicos e de vale de materiais bidimensionais (2D) é publicado na revista Phys. Rev. Appl (2021).

Trabalho de tese da aluna Gabriela Augusta Prando orientada pela Profa Yara Galvão Gobato sobre propriedades óticas e magneto-óticas em altos campos magnéticos (até 30T) em materiais 2Ds foi publicado recentemente na revista Physical Review Applied (https://journals.aps.org/prapplied/abstract/10.1103/PhysRevApplied.16.064055).

Trabalho de tese da aluna Gabriela Augusta Prando orientada pela Profa Yara Galvão Gobato sobre propriedades óticas e magneto-óticas em altos campos magnéticos (até 30T) em materiais 2Ds foi  publicado  recentemente na revista Physical Review Applied (https://journals.aps.org/prapplied/abstract/10.1103/PhysRevApplied.16.064055). Neste trabalho, investigamos propriedades excitônicas e de vale em amostras de monocamadas de WS2/talco . Em particular, investigamos a natureza dos diversos picos de fotoluminescência que foram associados a éxcitons, trions, biexcitons, “dark trions” ,  réplicas de fônons de “dark trions” e etc.  Investigamos  também dependência com campo magnético do grau de polarização circular e   determinamos os fatores g  dos  diversos picos de emissão. Observamos que sob excitação circularmente polarizada σ+ , o sinal do grau de polarização circular do  pico do biexciton é invertido em altos campos magnéticos. Este comportamento peculiar  em altos campos está  relacionado ao fato de que a diferença de energia entre os dois estados Zeeman do biexciton são determinados pelo fator g total, incluindo as contribuições das quatro partículas constituintes do biexciton. Além disso, observamos que o grau de polarização de “dark trions” aumenta consideravelmente com o aumento do campo magnético perpendicular, demonstrando um comportamento diferente quando comparado com estudos anteriores de “dark trions” .  De forma geral, os resultados obtidos para os fatores g  do vale para os diversos picos de emissão de monocamadas de WS2 são consistentes com previsões teóricas  recentes na literatura.