Trabalho da aluna de doutorado do PPGF Ana Luiza Costa Silva publicado na Applied Surface Science

Artigo da aluna de Doutorado Ana Luiza Costa Silva foi publicado na Applied Surface Science (https://doi.org/10.1016/j.apsusc.2022.154943) e contou com a orientação e colaboração dos professores Marcio Peron Franco de Godoy e Ariano de Giovanni Rodrigues, do DF-UFSCar, e Renato Goulart Jasinevicius, da EESC-USP.

As propriedades de fotocondução em semicondutores apresentam interessantes assinaturas relacionadas ao tipo de material e papel dos defeitos na estrutura cristalina. Em particular, os óxidos semicondutores apresentam vacâncias de oxigênio em sua estrutura cristalina, as quais são atribuídas os mais diversos fenômenos.

O trabalho publicado pela aluna de doutorado do PPGF Ana Luiza Costa Silva aborda este tema no estudo do óxido de cobalto (Co3O4), intrigante material que apresenta duas bordas de absorção óptica (bandgap). Através da engenharia de defeitos, a investigação integrou síntese, tratamento térmico e caracterizações estruturais, morfológicas, elétricas e ópticas, correlacionando-as com as propriedades de fotocondução associadas às absorções nos diferentes bandgaps. Além de estabelecer um protocolo para possível confecção de fotodetectores de Co3O4, este estudo indica nem sempre as vacâncias de oxigênio são responsáveis pelas chamadas armadilhas de portadores (traps). O artigo foi publicado na Applied Surface Science  (https://doi.org/10.1016/j.apsusc.2022.154943) e contou com a orientação e colaboração dos professores Marcio Peron Franco de Godoy e Ariano de Giovanni Rodrigues, do DF-UFSCar, e Renato Goulart Jasinevicius, da EESC-USP.