XV Semana de Física - SEFIS

A participação é gratuita e aberta, mas a inscrição na semana e a participação nas atividades garante a emissão de certificado. O prazo para a inscrição é 23/08/2019 mas pode ser realizada presencialmente durante o evento.

O cronograma da XV SeFís foi desenhado para atividades entre 2 a 6 de Setembro de 2019. Esta edição da Semana da Física da UFSCar traz uma temática inspirada no trabalho de cientistas que fizeram grandes feitos experimentais e teóricos em terras brasileiras. Discutiremos a história, os resultados e os impactos da observação do eclipse total do Sol de 1919, em Sobral, no Ceará. Afinal, como registrou o jornalista científico Rodrigo de Oliveira Andrade, na edição 240 da Revista Fapesp, " ... o eclipse total do Sol em Sobral entrou para a história da ciência por ajudar a comprovar experimentalmente um pressuposto científico previsto na teoria da relatividade geral, publicada quatro anos antes pelo físico alemão Albert Einstein (1879-1955): matéria e energia distorcem a malha do espaço-tempo, podendo também desviar a trajetória da luz que viaja por ele".
Estamos, portanto, na comemoração do centenário da observação de fenômeno que confirmou que Einstein estava correto! Nossas atividades, diversificadas em formato e propostas como oficinas, passeios no cerrado com observação astronômica, palestras, minicursos, etc, também serão em outras descobertas e trabalhos de impacto científico e tecnológico no Brasil. Nossa preocupação é a melhoria da formação profissional , como também no desenvolvimento da formação humana e cultural de graduandos e dos pós-graduandos em Física e áreas afins. Contudo, gostaríamos que toda a comunidade pudesse aproveitar o evento, por isso convidamos interessados e especialmente alunos do ensino médio para participarem das atividades de divulgação programadas para o público em geral.
Acesse o site: https://sefis.df.ufscar.br/